Segurança Social encerra linha apoio telefónico para reduzir custos
27-06-2012 15:42
Em causa está o fim de um contrato de concessão da operação do centro de atendimento telefónico à empresa de recursos humanos RH+, que desde Dezembro de 2008 assegura a prestação deste serviço ao Instituto da Segurança Social naquela cidade.
Em causa está o fim de um contrato de concessão da operação do centro de atendimento telefónico à empresa de recursos humanos RH+, que desde Dezembro de 2008 assegura a prestação deste serviço ao Instituto da Segurança Social naquela cidade.
Com o fim do contrato de três anos, que foi prorrogado em Dezembro do ano passado por mais seis meses, a Segurança Social abriu concurso para ser assegurado o funcionamento daquela estrutura, uma vez que, legalmente, não é possível a renovação do contrato. Os 400 trabalhadores da RH+ do centro Via Segurança Social perdem o emprego a partir do final deste mês, na mesma altura em que a empresa deixa de ter a concessão.
Depois de o sindicato ter ontem denunciado esta situação, o Instituto da Segurança Social veio hoje esclarecer, em comunicado, que vai manter “a operação de atendimento após o dia 30 de Junho”, embora noutros moldes. “O funcionamento do centro de contacto da Segurança Social é garantido através de um novo modelo, o que inclui a internalização de serviços”. O novo sistema já está, aliás, em funcionamento.
O Instituto da Segurança Social esclarece ainda que esta decisão foi tomada “no âmbito do processo de redução de custos de administração”, tendo sido “desencadeada uma auditoria interna para avaliar a qualidade e eficiência do serviço prestado no centro de contacto da Segurança Social em Castelo Branco”. Foi desta análise que resultou a decisão de implementar o novo sistema, que passa pelo atendimento telefónico feito pelos próprios serviços e por operadores externos.
O comunicado explica ainda que “a não renovação dos contratos laborais actuais depende exclusivamente da empresa que actualmente fornece os serviços”. À Lusa, vários trabalhadores entrevistados hoje à porta do centro de atendimento disseram ter “esperança”, uma vez que a RH+ estará a informar que vai readmitir alguns deles em Novembro.
In Público