Produtor de Tubarão morre aos 77 anos

15-07-2012 13:14
Segundo o seu agente, Jeff Sanderson, o produtor morreu de ataque cardíaco na sua casa em Beverly Hills.
O cinema sempre esteve presente na vida de Zanuck. Nascido em Los Angeles, era filho do dono da 20th Century Fox, Darryl F Zanuck e assumiu a chefia do estúdio aos 28 anos, tornando-se o proprietário mais novo de Hollywood.
Com uma carreira de cerca de 50 anos, trabalhou a maior parte do tempo como produtor independente.
Em 1965, produziu “The Sound of the Music” (Música no Coração) e em 1989, com “Driving Miss Daisy” (Miss Daisy), onde colaborou com a mulher Lili Fini Zanuck, arrecadou quatro Óscares, incluindo o de melhor filme.
Zanuck foi também responsável pela produção do primeiro blockbuster de Steven Spielberg, “Jaws” (Tubarão), em 1975. A história do tubarão que ataca uma praia em New England tornou-se um sucesso a nível mundial e o filme foi premiados com três Óscares para melhor som, montagem, e banda sonora.
“Ele ensinou-me tudo o que sei sobre produção. Foi uma das pessoas mais honradas e leais da profissão”, declarou Spielberg em comunicado.
Nos seus últimos anos, manteve uma colaboração estreita com o realizador Tim Burton, assinando a produção de filmes como a adaptação de “Planeta dos Macacos” (2001), “Charlie e a Fábrica de Chocolate” (2005), “Sweeney Todd: o Terrível Barbeiro de Fleet Street” (2007) e “Alice no País das Maravilhas” (2010).
O seu último filme, “Dark Shadows” (Sombras da Escuridão), exibido em 2012, nasceu, igualmente, desta colaboração e baseia-se numa série televisiva de 1960 sobre vampiros

 

In Público