Iraque vem a Lisboa apresentar oportunidades de negócio

25-06-2012 03:04
As possibilidades de investimento e cooperação entre empresas portuguesas e iraquianas em áreas como a construção, as obras públicas e a energia estarão em foco no primeiro Fórum Económico Portugal-Iraque, que decorre na segunda-feira, em Lisboa. O fórum é organizado pela Câmara de Comércio e Industria Árabe-Portuguesa (CCIAP), em cooperação com a Federação das Câmaras de Comércio do Iraque, e conta com mais de 100 empresas portuguesa inscritas, disse à Lusa o secretário-geral da CCIAP.
 
«É altura de trazer para cá [Portugal] empresários iraquianos para nos dizerem quais são as suas necessidades e em que é que podemos ajudar», afirmou Allaoua Karim Bouabdellah, acrescentando que o objetivo do fórum é «dar o pontapé de saída para a cooperação» entre os dois países, de modo a que possam ser estabelecidas relações «sólidas e duradouras».
O secretário-geral da CCIAP afirmou que, no final do fórum, será assinado um protocolo de cooperação entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, a Federação das Câmaras de Comércio do Iraque, o Instituto de Investimento Iraquiano e a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.
«O objetivo deste protocolo é facilitar a informação dos dois lados, de modo a que seja possível saber o que está a passar-se em termos de obras no Iraque» para que as empresas portuguesa possam «participar no desenvolvimento e reconstrução do país», explicou Allaoua Karim Bouabdellah.
O plano de investimento quinquenal iraquiano, para o período entre 2010 e 2014, contempla reformas nos setores dos hidrocarbonetos, o desenvolvimento dos campos de petróleo e das infraestruturas dos oleodutos, bem como a reconstrução das infraestruturas básicas (como estradas e habitações), o restabelecimento da energia e do abastecimento de água, o desenvolvimento da indústria transformadora, os projetos de obras públicas e as parcerias público-privadas, segundo uma informação divulgada pela CCIAP.
No total, estes projetos deverão mobilizar um investimento de «cerca de 190 mil milhões de dólares [cerca de 151 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual], repartidos entre o governo e o setor privado», de acordo com a mesma fonte.
O primeiro Fórum Económico Portugal-Iraque contará com as presenças dos ministros da Economia, Álvaro Santos Pereira, e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, bem como de um conjunto de representantes do governo iraquiano e de responsáveis de empresas portuguesas.

 

In Dinheiro Digital


Crie o seu site grátis Webnode