Incêndios no Colorado obrigam a retirar 32 mil pessoas

28-06-2012 00:08
As chamas já destruíram vários edifícios e a sua intensidade aumentou nesta quarta-feira, tendo o incêndio atingido a região Noroeste de Colorado Springs. “Até ao início da tarde os nossos aviões estavam a combater as chamas na floresta, mas depois o incêndio chegou à parte norte da cidade”, disse à estação de televisão KDVR o presidente da autarquia de Colorado Springs, Steve Bach. “Ninguém esperava o que aconteceu”.
Richard Brown, o chefe dos bombeiros locais, referiu-se aos incêndios como “uma tempestade de fogo de proporções épicas”. As chamas deflagraram no sábado mas espalharam-se rapidamente, sobretudo na tarde de terça-feira, o que levou as autoridades a ordenar a evacuação de uma parte da cidade e a retirada de 32 mil pessoas para locais mais seguros.
O incêndio já destruiu cerca de 2500 hectares de vegetação e só uma pequena parte foi controlada. As autoridades não sabem ainda quantos edifícios ficaram destruídos, o governador do Colorado, John Hickenlooper, sobrevoou a região para avaliar os prejuízos e disse à estação KCNC, citada pela AFP, que “a destruição é enorme”.
Até agora não foi confirmada qualquer vítima. As elevadas temperaturas, os ventos de cerca de 100 quilómetros por hora e a baixa humidade têm dificultado o combate aos incêndios. Para além de Colorado Springs, outras regiões foram também atingidas pelas chamas, incluindo High Park, a 100 quilómetros de Denver.
“Demorei uma hora a percorrer pouco mais do que um quilómetro por causa do trânsito”, contou à BBC Hillory Davis, de 22 anos, que mora em Colorado Springs. “Tenho amigos que já perderam as casas. Estamos preocupados e ansiosos”.
Os incêndios de vastas proporções são habituais naquela região dos EUA, por esta altura do ano, e desta vez já atingiram também os estados de Montana e Utah.

 

In Público


Crie o seu site grátis Webnode